Wednesday 26 October 2005

Sentar num ponto de ônibus em plena Oxford Street comendo um sanduíche comprado no Benjy´s (por £1, pois tem promoção de 3-5pm!) e observar as pessoas que passam é inigualável. Fazendo assim, temos uma amostra milionésima e homogênea da população de Londres. Ali se vê de todos os tipos de moda, cortes de cabelo, maquiagem, rostos e linguagens que se possa imaginar. É difícil descrever isso para quem está no Brasil, só mesmo estando aqui para ver. As moças de saia curta e bota de cano longo. O rapaz com cabelos cheio de tranças. As meninas do colégio que fazem um coque diferente, de lado, meio preso e meio aberto como um leque, com gel. Cabelos tão loiros que chegam a ser brancos. Peles tão brancas que já se vê todo o sangue dos capilares. Peles negras, ou mulatas, ou cor-de-jambo. Olhos puxados. Olhos azuis cor do céu. Olhos negros como a noite. Olhos castanhos como os meus.

Inglês. Indiano. Brasileiros: paulista, mineiro, gaúcho. Espanhóis. Indianos. Poloneses. Poloneses. Poloneses. Indianos. Chinês. Paulistas. Paquistanês. Escocês. Alemão. Colombiano. Coreano. Equatoriano. Boliviano. Polonês. Japonês. Indiano. Paquistanês. Peruano. Venezuelano. Gaúcho. Colombiano. Colombiano. Indiano. Paquistanês. Mexicano. Espanhol. Polonês. Gaúcho. Inglês.

É cada língua que se ouve, é tanta gente diferente que passa que me deixa até atordoada. Mas olho pro relógio. Levanto depressa. É, moro aqui mais ainda tenho pontualidade brasileira...

Nem um segundo a perder: entro no vaivém das pessoas. Mesmo eu sendo talvez a única carioca circulando por ali, não deixo de sorrir: minha cidade, pro pessoal daqui, é a capital do Brasil. É a única que eles conseguem dizer o nome, mesmo. E sempre sorriem, e dizem que é linda, mesmo sem nunca terem visitado.

Rio, eu amo você! London, I love you :)

Sunday 16 October 2005

Deus esté sendo muito bom conosco e em pleno meados de outubro ainda temos sol! Hoje lá fora o sol brilha e eu fico muito feliz por isso ;)

Minha quantidade de homework aumenta a cada dia, mas isso é bom, porque, nossa, quanto estou aprendendo!!! Então se me verem sumida daqui ou do blog de vocês, sorriam, porque nesse momento estarei concentrada nos meus estudos :)

O Natal vem chegando, e pretendo arrumar um outro emprego pra incrementar mais meu income. De preferência, numa livraria, dessas grandes, como a Waterstone´s... Vou mandar meu currículo!!!!!!

Torçam por mim... Mil beijinhos!!!

Josiane

Saturday 8 October 2005

Tantas coisas no momento passando por minha mente, minhas mãos e meus pés que mal tenho tempo a me dedicar a este meio virtual de comunicação!

Meu trabalho está cada vez me consumindo mais. Acho que justamente por eu ser tão responsável, meus chefes estão cada vez me dando mais coisas para fazer, mas tudo tem que ser feito no espaço das 4 horas diárias, o que requer cada vez mais malabarismo da minha parte. Meu visto de estudante não me permite trabalhar mais do que 20 horas semanais...

Recomecei a estudar francês! Depois de quase 2 anos de intervalo, volto aos meus tu et vous. Já comecei no French 2, porque começar do princípio de novo não valeria a pena para mim. Estou amando, porque confesso que queria fazer algo diferente do inglês/espanhol. Estou estudando no CityLit. Recomendo pra quem quer fazer algo diverso do inglês aqui em Londres... bom e barato!

Aliás, espanhol é um capítulo à parte... Preciso melhorá-lo, e muito! Principalmente na escrita e tentar perder este sotaque brasileiro quando falo nesta língua... Quero estudar o espanhol formal, com o professor, lendo textos e mais textos... porque por enquanto meu contato com o espanhol aqui é puramente informal, de ouvir e tentar me comunicar, mas pra que eu aprenda uma língua de verdade preciso vê-la escrita assim como escrevê-la no papel. Sinceramente, desse espanhol hablado cheio de expressões regionais eu já estou cheia até o pescoço. No início é divertido, mas depois de algum tempo cansa mesmo. Tenho mais prazer em lê-lo do que em ouví-lo no momento. Vai entender??

Ao contrário, o inglês continua sendo uma fonte de prazer tanto para ouvir quanto para ler... Há tanto o que aprender ainda!!!

Consegui mudar os meus dois cursos que faria de preparação para o IELTS por outros dois: English for Academic Purposes for Postgraduates e Academic Writing for Postgraduates. Comecei hoje estes cursos na Birkbeck, uma universidade que preza bastante pelos part-time students. Espero aprender bastante!

E ainda faço meu curso full-time na Malvern... Estou fugindo um pouco do General English e fazendo cursos mais interessantes... Fiz o English plus Literature (um livro diferente por semana!), English plus Arts (descobri que eu também sou uma artista! No último dia do curso fizemos até uma exposição com nossos trabalhos!) e agora, a partir de segunda, farei o English plus Film. Neste seremos os atores e diretores do nosso próprio filme! ;)

Estou amando muuuuuito todos os cursos que estou fazendo. Quiçá ano que vem poderei fazer ainda mais. Londres é ótima para quem gosta de estudar, aqui tem tudo para todos os gostos!

Saturday 1 October 2005

No sábado passado, a culminação de uma semana muito boa para mim, fui fazer uma das coisas que mais gosto aqui em Londres: visitar a National Gallery. Ainda mais agora que estou fazendo o curso English plus Arts, e começando a fazer meus desenhos... Admiro ainda mais estes grandes artistas que conseguem, e conseguiram, com seu pincel, fazer belíssimas obras de arte. Pintar é uma arte divina! Quero aprender ainda muuuuuito mais sobre esse tema que me fascina ao extremo!

Esse verão foi muito bom. Durou até semana passada... mas infelizmente terminou. É outono. Agora estamos nos ventos enregelantes de outubro. O verde das árvores pouco a pouco vai esvanecendo e o chão se cobre das folhas que caem. Lembro-me que quando era bem pequena, aprendi nas aulas de Ciências Sociais da 1a. série o nome das estações do ano. Havia 4 quadrados no livro, cada uma com uma gravura mostrando as estações. Nelas, uma menina corria na areia da praia no verão, colhia flores na primavera, usava um cachecol que esvoaçava com o vento do outono, e brincava com boneco de neve no inverno. Isso pra mim era só coisas de livro, porque no meu querido Rio de Janeiro parecia que estava sempre no verão, fora só um pouco de tempo nublado no nosso inverno. Pois aqui então que fui aprender essas estações do ano do livro!!! É, é mais um inverno que chega! Será que nevará na noite de Natal? Tomara que sim! :)

Beijos!