Friday 25 May 2012

As cinco etapas do sofrimento humano

By Jones C

Todos nós sofremos, isso é fato. Vivemos cheios de limitações que o corpo proporciona, há a independência do outro que pode fazer coisas foras do que esperávamos, há inúmeras formas para que acontecimentos que não esperávamos nos causem dor e sofrimento. Conhecer o sofrimento e superar os sofrimentos é algo essencial se quisermos viver bem. Todos nós temos o direito de buscarmos a felicidade, isso é quase um axioma, não?

Há cinco etapas no sofrimento humano. A primeira etapa é a negação e fuga. Quando algo dá errado não acreditamos, dizemos 'só pode estar de brincadeira'... A negação é uma tentativa desesperada de que aquele sofrimento não exista. Então vem a fuga, que é muito parecida com a negação. Dizemos 'ah, isso é por causa daquilo', ou então 'ah, isso não é comigo'. A própria negação é uma forma de fuga, elas são irmãs gêmeas. Mas às vezes a fuga se mostra mais presente.

Depois vem a frustração. Não ter conseguido se manter constante na zona de conforto em que se encontrava é algo que paralisa, e quanto mais paralisado, mais e mais distante ficamos do que achávamos ser pra sempre... Ai, a frustração dói! Mas dói profundamente... Dói mais pelo orgulho ferido, pela mágoa de não ser maior do que ninguém, porque por mais que neguemos, achamo-nos os melhores do mundo! E quando as coisas não saem de acordo com o plano... Dói.

A terceira etapa é a aceitação. 'É, não tem jeito, aconteceu'. A etapa da aceitação costuma ser bastante difícil, e costuma não aparecer com frequência. Imagina só, aceitarmos que coisas ruins podem acontecer conosco, nós que somos os maiorais?... Conversando com meus amigos hoje, cheguei à conclusão que não conseguir chegar nessa etapa causa raiva, indisposição, mal-humor, irritação, e outras coisas. Cuidado! Essas outras coisas podem causar doenças...

Depois vem a resignação. 'Não adianta chorar o leite derramado. Vamos limpar...' Essa etapa é o começo da efetiva melhora, etapa em que o sofrimento começa a parar de doer...Resignar-se não é aceitar, essa etapa já passou, lembrem-se. Resignar-se é saber que por mais que tenha acontecido, isso não é motivo pra desistir ou se enraivecer. É saber que a vida continua, independente daquele sofrimento. A resignação é ativa, ela começa a fazer a mudança acontecer.

E por fim a superação. 'Agora que limpei, bola pra frente!' Ah! A superação! Quantas luzes se fazem quando se supera um sofrimento! A superação é bela como as virgens gregas da antiguidade clássima! Uma beleza que resiste aos séculos e que sempre será lembrada. A superação é o seguir adiante. Quando se supera, aquele sofrimento parece tão mesquinho, e estamos mais maduros, mais prontos, mais felizes (porque não?).

Imagine uma chuva que quanto mais se sobe, seus efeitos são menos sentidos. O primeira etapa é o chão, onde há as enchentes, a segunda etapa é mais suave, só molha, e assim por diante. A superação é o estar acima das nuvens que provocam a chuva, vemos o sol, a imensidão e ficamos felizes porque não estamos mais no molhado, na chuva.

Essas cinco etapas são entremeadas por muitas outras, e na maioria das vezes nós paramos antes de passar pelas cinco etapas, e isso gera outros sofrimentos. Geralmente a etapa em que se paralisa é a primeira. Não se consegue aceitar. Mas interessante é que se quisermos sair daquele sofrimento vitoriosos, é importante passar por todas as etapas. Não desanime!

No comments:

Post a Comment