Tuesday 18 October 2011

No momento tô triste. Mas não quero falar disso agora.

Em dias assim, busco na memória lembranças do passado, boas ou ruins. Já não importa, porque não me afetam mais como antes e hoje são o que são. Só lembranças.

Como há pouco foi Dia das Crianças, pus no FB o avatar da Turma da Mônica. Por um motivo simples: ler os gibis da TDM me fez entrar no mundo desconhecido até então, da leitura, ver que era bom, e daí foi por onde me inveterei. Até hoje.

Gosto tanto de escrever e de ler, das palavras, das línguas, porque comecei a colecionar gibis da TDM.

Meu pai me levava até a banca de jornais mais próxima de casa, todos os domingos pela manhã, onde eu punha as mãos em mais uma revistinha novinha da Turminha e meu pai comprava o jornal dominical. De quebra, passávamos na feira livre ao lado e ele comprava pastel de queijo com caldo de cana.

Tenho esses momentos tão sagrados na memória que cada uma dessas coisas me é cara demais. O pastel de queijo, sempre queijo, queijo prato, dos que quando a gente morde fica que nem elástico, e a gente vai pondo tudo pra dentro...

Caldo de cana, purinho, moído na hora, com gelo, numa taça de alumínio sem fundo, com um papel como se fosse filtro pra poder tomar o caldo... Se demorasse demais, não podia, o papel molhava-se toda, ia-se embora o caldo no fundo, eu ficava só olhando embaixo pra ver se meu papel não estava molhado demais.

A revistinha era devorada em casa antes mesmo do almoço, normalmente frango que minha mãe fazia... Lia todas as estorinhas mais de uma vez, sabendo que ia demorar mais uma semana até ler algo novo, de novo.. Tinha tanta fome de ler! Fazia a seção do passatempo, via as propagandas, sonhando poder ter o tênis da Mônica que nunca chegou...

Memórias sagradas, ações religiosamente feitas todos os domingos com meu pai.

Então quando já adulta, me vieram com pastel de mil e um sabores diferentes, caldo de cana com limão, meu cérebro repeliu e eu disse não!!!

A infância é mesmo uma época muito marcante. Só fica pra toda vida. E hoje já que não tenho mais gibis, mostro pro meu filho a Turma da Mônica no YouTube.

Tempos modernos.

2 comments:

  1. Oi Josiane!!
    Que bom ter noticias suas!
    Espero que a familia esteja bem!
    Voces deixaram NCastle? Agora estao em Poole? Acho que Dorset deve ser mais bonita, nao? Estao gostando?
    Felicidades no novo lugar...
    Abs

    ReplyDelete
  2. Oi Mag! Td bem?? Sim, estamos em Poole agora, bem mais quentinho, não acho q vá ficar tão frio como lá! Não anda postando nos seus blogs? Beijinhos xx

    ReplyDelete