Wednesday 26 October 2005

Sentar num ponto de ônibus em plena Oxford Street comendo um sanduíche comprado no Benjy´s (por £1, pois tem promoção de 3-5pm!) e observar as pessoas que passam é inigualável. Fazendo assim, temos uma amostra milionésima e homogênea da população de Londres. Ali se vê de todos os tipos de moda, cortes de cabelo, maquiagem, rostos e linguagens que se possa imaginar. É difícil descrever isso para quem está no Brasil, só mesmo estando aqui para ver. As moças de saia curta e bota de cano longo. O rapaz com cabelos cheio de tranças. As meninas do colégio que fazem um coque diferente, de lado, meio preso e meio aberto como um leque, com gel. Cabelos tão loiros que chegam a ser brancos. Peles tão brancas que já se vê todo o sangue dos capilares. Peles negras, ou mulatas, ou cor-de-jambo. Olhos puxados. Olhos azuis cor do céu. Olhos negros como a noite. Olhos castanhos como os meus.

Inglês. Indiano. Brasileiros: paulista, mineiro, gaúcho. Espanhóis. Indianos. Poloneses. Poloneses. Poloneses. Indianos. Chinês. Paulistas. Paquistanês. Escocês. Alemão. Colombiano. Coreano. Equatoriano. Boliviano. Polonês. Japonês. Indiano. Paquistanês. Peruano. Venezuelano. Gaúcho. Colombiano. Colombiano. Indiano. Paquistanês. Mexicano. Espanhol. Polonês. Gaúcho. Inglês.

É cada língua que se ouve, é tanta gente diferente que passa que me deixa até atordoada. Mas olho pro relógio. Levanto depressa. É, moro aqui mais ainda tenho pontualidade brasileira...

Nem um segundo a perder: entro no vaivém das pessoas. Mesmo eu sendo talvez a única carioca circulando por ali, não deixo de sorrir: minha cidade, pro pessoal daqui, é a capital do Brasil. É a única que eles conseguem dizer o nome, mesmo. E sempre sorriem, e dizem que é linda, mesmo sem nunca terem visitado.

Rio, eu amo você! London, I love you :)

No comments:

Post a Comment