Tuesday 10 February 2004

Ser Farmacêutico

Ser Farmacêutico é ser o homem da Farmácia, do laboratório, do sangue, do ensino e da pesquisa.

É preparar soluções, manipular fórmulas, produzir comprimidos, cápsulas, xaropes...

Ser Farmacêutico é saber orientar o corpo clínico e os pacientes sobre dosagens, posologia, interações e efeitos colaterais.

É fazer parte de uma equipe de outros profissionais da saúde e ter dedicação e sabedoria para cuidar de problemas e doenças que aparecem no decorrer da História.

Ser Farmacêutico é ser agente da saúde, fiscalizando com amor os serviços prestados à ela. É fazer misturas agradáveis, compor ungüentos, acalmando as dores e curando-as... Seu trabalho não tem fim.

Ser Farmacêutico é abraçar as causas que preocupam a humanidade e ter uma profunda e permanente vontade de ser farmacêutico.

E como diz o sábio ditado:

"Substâncias nas mãos dos farmacêuticos transformam-se em medicamentos, em cura, em saúde, assim como a pedra nas mãos do ourives transforma-se em jóia, em brilho e em luz."

Hoje é minha colação de grau na faculdade.

E eu queria deixar aqui registrado palavras de agradecimento a tudo que me acompanhou por todo este tempo na faculdade.

A Deus, primeiramente, porque me dá vida, que entende meu coração, que me dá força e ânimo para continuar, me faz entender a cada minuto que a vida é realmente um presente...

À minha mãe, que sempre esteve do meu lado, não importa o que acontecesse... Que ficava mais nervosa que eu quando eu fazia vestibular... Que me acordava mesmo após meu alarme já ter despertado, pois eu dormia de novo, nos muitos dias de aula e de prova.

A meu pai, que, pelas muitas vezes em que se ôpos ao que eu fazia, me mostrou o que eu verdadeiramente queria.

A meu namorado Alejandro, pelo incentivo sem fim em meus estudos e em tudo em minha vida... Sem seu apoio emocional, teria sido muito mais árduo meu caminho.

Aos meus amigos da faculdade, em especial a Lucielba, pelos tantos dias de estudos e trabalhos juntos, me incentivando a não desistir.

Aos livros, queridos amigos, que me acompanham desde a mais tenra infância, me fazendo entender cada vez mais deste mundo e ao mesmo tempo me mostrando que ainda há muito o que aprender.

A Felipe, meu ex-namorado, que passou comigo as angústias do pré-vestibular e do vestibular; pelas tantas vezes em que trocamos passeios e cinema por livros e cadernos.. Sua ajuda em Matemática foi o que fez a diferença.

Aos meus tantos amigos, que entenderam minha ausência devido a enorme necessidade de tempo para estudar... Isso incluindo também os virtuais :)

Obrigada a todos e a tudo: lágrimas e dor, risos e alegria.. Cada um foi contribuinte fundamental para minha chegada até aqui.

"O remédio destinado à recuperação do corpo é o símbolo do amor com que nos será possível reajustar a harmonia da alma doente. O medicamento age dose a dose. O amor opera gesto a gesto." Chico Xavier

No comments:

Post a Comment