Sunday 22 August 2004

Oi, galera, tudo bem???

Muitas coisas boas aconteceram neste meio tempo.

1a.: Ontem chegou meu passaporte com meu visto! Agora eu tenho direito de ficar aqui até 30 de Setembro de 2005. O novo visto que eles colocaram é todo chique, em vez de ser só carimbado, é todo computadorizado e tem até minha foto, como nas carteiras de motorista do Brasil. Eu estava super nervosa porque o meu antigo visto tinha acabado dia 19/08 (quinta-feira), e até então eu não tinha recebido o novo. Mas chegou, graças a Deus, e agora eu posso abrir conta no banco, trabalhar... :)

2a.: Ontem eu fui fazer um passeio na cidade de Oxford, um lugar simplesmente magnífico e encantador. Fui com minha amiga de escola Sibel e sua amiga Shenai (as duas são da Turquia), e melhor passseio não podia ser. Andamos por mais de 7 horas sem parar pra tentar conhecer tudo, cheguei em casa morta, mas como valeu a pena!

Vou traduzir a Brief History do City Guide que eu comprei lá, para vocês entenderem um pouco da história:

"Os primórdios da história de Oxford se confundem em uma intriguante mistura de lenda e fatos. Uma princesa da Saxônia, e também freira, chamada Frideswide, fundou um monastério por volta de 700 DC no atual local onde se encontra a Christ Church. Sendo cortejada por um apaixonado rei, ela se escondeu nas florestas de Binsey. Seu perseguidor continuou em seu encalço, e se tornou cego após um raio o ter atingido; mas pelas orações de Frideswide ele foi curado, e assim ele a parou de perseguir. Uma pequena comunidade floresceu fora dos portões do monastério, ao lado do oxen ford [literalmente: uma área rasa de um rio que pode ser cruzada pelo gado] do rio Tâmisa; por este nome a cidade ficou então conhecida [ox é singular de oxen, daí Oxford]. Durante o século XII [notem que bem antes do descobrimento do Brasil!], uma universidade gradualmente se desenvolveu dentro dos muros da cidade comercial de Oxford, enchendo suas ruas com barulhentos estudantes que consumiam avidamente os recursos da comunidade e eram fonte de freqüentes brigas. Mas a hostilidade ficou para o passado, e hoje em dia o clima romântico da cidade é o que prevalece - incluindo passeios de barco, piqueniques e poesia -; deste modo, os visitantes são atraídos por uma atmosfera quase tangível de conhecimento e aprendizado, numa compacta cidade com impressionantes edifícios de pedra cor-de-ouro e magníficas torres de igrejas."

Linda a descrição, não? A cidade então, ao vivo e a cores, nossa! Eu que sempre amei edifícios antigos (sempre adorei este clima de história que eles contêm), uma cidade como essa me faz viajar no tempo. O lugar que mais amo do Rio de Janeiro é o centro da cidade, exatamente por essa razão! Mas me dá uma dor profunda ver que aquelas casas tão bonitas estão caindo aos pedaços pela falta de cuidado, enquanto aqui, igrejas da época medieval estão bonitas e serelepes! Meu Deus, por que as pessoas do meu país têm que depredá-lo assim? Por que não o conservam? Pra mim, isso é um crime da mais alta ordem. Um país que não conserva sua história se torna um país sem memória, e o futuro dele ninguém pode prever.

Eu tirei mais de 100 fotos da cidade, então quem quiser acompanhar o passeio por Oxford, é só visitar meu fotolog, ok?

E um site oficial sobre a cidade [em inglês] é este aqui: Oxford City.

A minha história e do Alejandro só tem mais um capítulo pronto, e ali mesmo foi quando eu terminei de escrever, mas isso porque eu escrevi tudo iiso há mais de um ano atrás, e continuei, então, contando sobre nossa vida em cada post subseqüente. Eu vou decidir o que fazer, se coloco só este capítulo e pronto, ou se faço um apanhado do que mais aconteceu de importante depois e escrevo contando.

Um beijo grande a todos e fiquem com Deus, ok?

No comments:

Post a Comment