Wednesday 21 July 2004

Eu já vi estas placas por aqui algumas vezes e sempre que vejo lembro do Brasil com pesar. Que placas? Pois bem.

A última vez que vi foi ontem em Elephant & Castle (15 min de onde eu moro), quando voltava para casa.

Haviam 2 placas grandes, uma não muito longe da outra, descrevendo que tal dia e tal hora (acho que no último domingo pela madrugada) havia acontecido uma briga no local com um grupo de jovens, e após isto se ouviu o disparo de armas de fogo.

Nas placas se pedia com insistência para que se alguém tivesse testemunhado o fato, ligasse para o número da polícia fornecido para contar sobre o que viu, com total confiança.

Lembro do Brasil com pesar porque, p.ex. no Rio de Janeiro, tantos crimes acontecem no meio da rua, o tempo inteiro, e ninguém denuncia, e ainda o pior: se alguém denunciar corre o risco de ser morto pelos bandidos, ou então a polícia não fazer absolutamente nada, porque está tão corrupta que está conivente com a bandidagem.

Londres é uma metrópole cultural, onde vivem pessoas das mais variadas procedênciaa, e como em qualquer outra, existem crimes aqui.

Mas a diferença é que a polícia é eficiente e não-corrupta, e o crime realmente combatido. Além do mais, a população é convocada a tomar parte ativa nesse processo, e não tapar os olhos e os ouvidos, dizendo que não viu nada e nem escutou nada.

É impossível uma pessoa se sentir segura nas ruas do Rio de Janeiro. Eu nunca me senti.

Essa impassibilidade tanto da população quanto das autoridades levam o Brasil cada vez mais ao caos.

No comments:

Post a Comment