Tuesday 13 July 2004

Um pouco mais sobre a II GM, do site Discovery Brasil.

Racionamento de Comida

Durante a Segunda Guerra Mundial, o racionamento foi introduzido em vários países, incluindo a Grã-Bretanha, as Nações Comunitárias e os Estados Unidos.

Em Janeiro de 1940, o Ministro Britânico de Alimentos restringiu a venda de importados como chá, café, açúcar, tabaco, chocolate e fruta. O racionamento de roupas foi introduzido um ano depois.

Outros produtos importados também foram racionados, como o petróleo, tecidos e até mesmo sabão.

Essencialmente, as Ilhas Britânicas estavam em estado de sítio. Ataques de submarinos alemães em navios mercantes no Atlântico faziam com que os suprimentos não chegassem ao seu destino final.

A base do racionamento era fazer com que a população não se submetesse a fome. Não era uma medida popular, mas o sacrifício foi necessário para garantir a sobrevivência.

Cada família recebia um limite semanal, incluindo a família real. Livros de racionamento com cupons eram distribuídos, e as famílias tinham que se registrar nas lojas locais para receber sua parte.

O racionamento também era sujeito a controle de preços, e mesmo tendo dinheiro isto não significava que você poderia comprar o que quisesse. Conseqüentemente, um mercado negro foi criado para atender a demanda pública.

O racionamento da Grã-Bretanha finalmente acabou em 1954, quase uma década após a vitória dos aliados.

**********{@}***********

[continuação 8]

Estva lá escrevendo meu email para ele, quando.... quem aparece no MSN????

Sim, ELE mesmo!! Meu coração bateu tão forte quando abriu-se a janelinha dizendo que ele estava online!

Começamos a conversar no MSN Messenger... E então expliquei tudo, e eu e ele ficamos muito felizes de estarmos conversando naquele momento.. Ele falou que iria me ligar.. eu falei que então eu teria que desconectar para que ele pudesse me ligar.... ou só se ele ligasse pro meu celular... Ele pediu o número, eu dei, e ele disse que iria me ligar naquele momento, mesmo ainda batendo papo pelo MSN Messenger...

Eu fico olhando pro celular...e logo começa a tocar... o número aparece como "OO" só e claro que só podia ser ele... Atendo, falando "Alô" mesmo... E ouço pela primeira vez a voz que está gravada dentro de mim desde então dizendo "Hello"...

No chat ele pergunta: "Is it you, really?"... Eu respondo: "Yes!" Nós de tão nervosos que estávamos começamos a rir muito no celular, risadas significando: "Meu Deus! Não estou acreditando que estou falando com ele/ela por telefone!" (os dois fazendo e pensando o mesmo)...

Havia pedido pra ele conversar comigo no telefone em espanhol, porque achava que não iria entender nada se ele falasse em inglês, já que ainda não estava tão acostumada com a língua.. Espanhol (pensava!) era mais parecido com português e iria entender melhor... Que engano! Ele começa a falar suas primeiras frases pra mim em espanhol então e não entendo NADA!!! ...... Peço no chat que ele fale em inglês, então.. Não entendo absolutamente NADA também!! No chat conversávamos em inglês, mas escrever e ler era bem mais fácil, mas conversar...já era outra coisa!!

E começamos a rir ainda mais no telefone por causa disso... ele dizia algo, eu escrevia "What?" e ele escrevia o que disse... e eu tentava a muito custo dizer algo em inglês, que ele também não entendia nada, e tb tinha que escrever...

Nosso 1o. telefonema foi então de muitas risadas dos dois lados... O tempo todo!!!

Mas uma hora ele ficou sério no telefone.... e me disse uma coisa que entendi perfeitamente, lembro até hoje até a entonação exata de suas palavras, é só parar
pra pensar que parece que ainda o ouço escutando como naquele dia: "TE AMO, MI AMOR..."

Eu, envolvida pela emoção de suas palavras e deixando que meu coração falasse naquele momento, disse: "TE AMO TAMBIÉN..."

Afora essas palavras dele, não entendi mais nada aquele dia, mas precisava entender mais???

Depois de 9 minutos mágicos no celular, ouvindo-o, a ligação cai... Como a ligação de lá pra cá é bem mas cara ligando pra celular, ficamos só batendo papo na Net... ainda cheios daquela emoção mágica que nos envolvia.... Depois é a minha conexão com a Internet que cai... E não consigo mais conectar...

Vou dormir então presa à mágica daquela voz.... E com o coração cheio de amor e esperança..

[continua...]

No comments:

Post a Comment